Ana Bela Ramos da Conceição Morais » Socios

Ana Bela Ramos da Conceição Morais
Universidade de Lisboa Investigadora de Pós-doutoramento com uma bolsa de Investigação atribuída pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal)
Año de lectura de la tesis doctoral: 2011
  • Historia
  • Estudios de Cultura
  • Cine

Doutoramento em Teoria da Cultura subordinado ao tema: Processos de cicatrização: qual a profundidade das feridas? Uma leitura de sete filmes contemporâneos. Publicou um livro pelos Livros Horizonte (2008) que resultou da sua dissertação de Mestrado: Vergílio Ferreira. Amor e Violência. Neste momento é investigadora de Pós-doutoramento, com o projecto Cinema e Censura: amor e violência em Portugal e Espanha (1968-1974), no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, colaborando com o Centro Media e Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Foi Visiting Scholar na Brown University (Providence /Rhode Island – USA) em 2006.

Monografías o volúmenes editados:

• Morais, Ana Bela, 2008. Vergílio Ferreira. Amor e violência. Lisboa: Editora Livros Horizonte.

Más publicaciones en red:

• Morais, Ana Bela, “João Bénard da Costa” in Dicionário de Historiadores Portugueses, organizado por Sérgio Campos Matos, pp. 1-9. Disponível no Portal da Biblioteca Nacional Portuguesa: Enlace
  • Morais, Ana Bela, 2011. “O labirinto como metáfora da mente em David Cronenberg” na revista on-line Cadernos do CEIL. Revista multidisciplinar de estudos sobre o imaginário, nº 1, Setembro, pp. 35-40. Disponível em: Enlace
  • Morais, Ana Bela, 2013. “Reflexões sobre a censura ao amor e à violência nos primeiros anos do governo de Marcello Caetano”, Atas do II Encontro Anual da AIM. Ed. Tiago Baptista e Adriana Martins, Lisboa, AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, pp. 594-604. Disponível em: Enlace
  • Morais, Ana Bela, 2013. “O que quase se perdeu – reflexões sobre Censura, alguns cortes, de Manuel Mozos”, na Revista do Centro de Investigação Media e Jornalismo, nº 23 – Repressão VS expressão: censura às artes e aos periódicos, Vol. 12, nº 1, pp. 191 – 198. Disponível em papel e no seguinte link: Enlace